Richard Gerver – Um homem inspirador

Richard Gerver falou sobre o futuro das próximas gerações no TEDxUnisinos

“O que realmente importa para o futuro dos nossos filhos?” Você pode responder essa questão? Richard Gerver é um dos líderes mais inspiradores de sua geração. Ele argumenta, entretanto, que uma grande liderança é servir as necessidades das pessoas que trabalham para você e confiar em você. Os três princípios fundamentais que sustentam a filosofia de Gerver são comunicação, capacitação e impacto.

Gerver começou sua vida trabalhando como ator e redator publicitário. Em 1992, começou a carreira docente e, cinco anos depois, já era um dos professores mais famosos da Inglaterra. Em 2005, ele ganhou o School Head Teacher of the Year Award por seu trabalho a frente de uma escola à beira do fechamento que se tornou uma das mais inovadoras no mundo. Gerver desenvolveu sua filosofia organizacional de viver, aprender e rir nessa instituição.

Foi consultor de política educacional do governo Tony Blair e já falou sobre transformação da educação para membros do governo chinês e para a Unesco. Hoje, ele trabalha próximo a Ken Robinson, um dos educadores mais excepcionais do mundo.

Sim, ele pode responder e certamente vai inspirar você no TEDxUnisinos 2013.

Para você conhecer um pouco mais sobre Richard, confira a entrevista que fizemos com ele:

TEDxUnisinos: Richard, para você, o que é inovação na educação?

Richard: Para mim, o propósito moral da educação é preparar os nossos filhos para os desafios do futuro. Esse futuro está mudando num ritmo exponencial. A educação tradicional é construída sobre princípios de idade, sistemas de aprendizagem, conteúdo e processos. Fundado no coração da era industrial ocidental, o sistema foi projetado para que as pessoas possam ter um emprego. Mas, na verdade, nossos filhos precisam criar seu próprio futuro e, para que isso aconteça, precisamos de um sistema orgânico, em constante evolução para refletir sobre os desafios do mundo real e, mais importante, dedicado ao valor da capacitação e não do controle. Assim, eles poderão, em suas profissões, ser capazes de agir para o desenvolvimento sustentável e serão dedicados à gestão da educação. Devemos ser guiados pelo conselho do velho provérbio Africano de que é preciso uma aldeia para educar uma criança.

TEDxUnisinos: Você assumir uma escola que estava prestes a fechar e a transformou num modelo de educação excepcional . Como isso aconteceu?

Richard: Estamos focados inteiramente em nossos alunos, suas necessidades, seus sonhos, seu potencial. Criamos um sistema rico em contexto, propósito e aprendizagem experiencial. Estamos focados em desenvolver as habilidades sociais que são os hard skills do século 21: criatividade, trabalho em equipe, pesquisa, auto-responsabilidade, inovação e poder para ajudar a criar novas abordagens e ofertas. A escola se recusou a ser conduzida por políticos e, desta forma, sofrer com intervenções políticas de curto prazo. Como resultado, criamos um ambiente de aprendizagem excepcional que experimentou excelentes resultados em todos os níveis.

TEDxUnisinos: Você trabalha com Sir Ken Robinson. O que aprendeu com ele?

Richard: Que todas as pessoas, em todos os cantos do mundo, tem um presente para oferecer que deve ser respeitado, alimentado e celebrado.

TEDxUnisinos: Antecipando um pouco a sua apresentação no TEDxUnisinos, para você, o que realmente importa para pensar no futuro dos nossos filhos?

Richard: Que o foco deve estar em capacitá-los e não controlá-los. Eles estão herdando um legado terrível de nós: problemas com o meio ambiente, a economia e a vida socio-étnica. Se o futuro do nosso planeta é ser sustentável, caberá a eles encontrar as soluções para esses problemas. Para fazer isso, as crianças terão de pensar e se comportar de maneira diferente de nós e é por essa razão, acima de todas as outras, que é preciso mudar a educação agora!

Assista aqui ao talk de Richard no TEDxUnisinos 2013:

embedded by Embedded Video

Considerado um dos grandes líderes mais inspiradores de sua geração, Richard contou no TedxUnisinos a história de seus 2 heróis.

Na infância, Richard Gerves passou por um período difícil, quando seus pais se separaram. Nessa época, desenvolveu gagueira. Quem o ajudou a enfrentar essa situação foi um professor, a quem Richard chama de herói. O primeiro livro de Richard foi dedicado a ele: “Obrigada por mudar para sempre a forma como eu vejo o mundo”.

Para Richard, é exatamente isso que os professores devem fazer: mudar as perspectivas dos alunos. “Precisamos lembrar que, enquanto educadores, essa é a nossa função primária”, ressaltou ele.

O segundo herói de Richard foi um aluno. Garry era um menino com deficiências físicas e dificuldades financeiras. Mesmo com várias limitações, Garry deu lições de humildade e persistência.“Aprendi mais com meus alunos do que eles comigo”, relata. Ao final, Richard pediu que todos se esforcem para encontrar um Garry em cada um dos seus alunos.

Saiba mais sobre o TEDxUnisinos 2013 aqui.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 12 + 3 ?
Please leave these two fields as-is: