João Davi da Silva Santos e Brenda Christ Severo compartilham a experiência com o Teen Community

O projeto Teen Community, busca por meio da gamificação criar um jogo que conta a história da escola e da comunidade  Vila Brás em São Leopoldo, será tema de uma das palestras no TEDxUnisinosSalon, que ocorre dia 11 de dezembro na Unisinos Porto Alegre. A iniciativa é desenvolvida pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart com orientação da professora Renata Garcia Marques. Brenda Christ Severo e João Davi da Silva Santos, ambos de 13 anos, serão os representantes da turma e speakers do evento.

A ideia de implementar algo relacionado à tecnologia e games na escola surgiu em 2016 pelo interesse dos alunos do Programa Acelera, formado por multirrepetentes. O software Blender 3D agora é utilizado por 25 estudantes da turma de 7° ano, e possibilita a modelagem, animação, texturização, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. Entre os objetivos da atividade estão abordar os problemas da instituição, como depredação, lixo acumulado, desperdício de alimento e o respeito entre os colegas.

Rumo certo

Estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, Brenda Christ Severo é uma menina falante e com interesse no mundo digital e tecnológico. Integrante do projeto Teen Community, é responsável pela modelagem e programação no software. A vontade em participar da equipe veio pelo fascínio em jogos de agilidade e ação, que já participa na internet.  O contato com a gamificação na escola fez nascer o desejo de cursar no futuro algo relacionado com robótica e programação.

Brenda já se apresentou em duas mostras de tecnologia e ciência, a Motic, em São Leopoldo e a Mostratec, em Novo Hamburgo. Ela acredita que a chance de ser um speaker no TEDxUnisinosSalon é de grande importância para seu currículo acadêmico. “Acho que vai ser uma grande aprendizagem, vai ficar marcado porque uma oportunidade como essa a gente não pode perder”, diz a jovem.

Programador da equipe

Também estudante do 7° ano, João Davi da Silva Santos é um adolescente tímido, de fala calma e clara, e com gosto aprofundado por games, motivo pelo qual o fez aceitar o convite de sua professora para participar do projeto Teen Comunity. Os games estão presentes em sua vida desde pequeno, e interesse pelo assunto surgiu vendo seus amigos jogarem, e desde lá a paixão só cresceu.

Antes de conhecer o projeto, João nunca havia se imaginado programando um jogo, mas quando surgiu a oportunidade não pensou duas vezes em aceitar. Ele conta que ficou empolgado quando foi convidado. “Quando a professora me chamou para participar eu aceitei na hora, e estou me esforçando para aprender cada vez mais sobre o assunto”, conta, sorridente.

Segundo João, a iniciativa ainda pode ajudar os estudantes com as matérias de sala de aula. “Há pouco tempo montamos um game para ajudar os alunos do oitavo ano que estavam com dificuldades em geometria, e a professora nos colocou para dar aula para eles, e eles conseguiram entender o conteúdo, foi uma experiência sensacional”, comenta.

 

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 9 + 14 ?
Please leave these two fields as-is: