Iberê Thenório – O Beakman brasileiro

Iberê Thenório vai mostrar como abrir as portas da ciência usando o YouTube

Iberê Thenório é conhecido como o Beakman brasileiro. Ensinar de forma lúdica e usando os dispositivos que cativam as crianças e jovens, Iberê conquistou a internet ensinando ciência através do YouTube e criou o Manual do Mundo. “Esse negócio de ensinar as outras pessoas a fazerem coisas malucas era constante lá em casa. Meus avós eram assim, meus pais também. Ainda quando eu estudava Jornalismo, comecei a fazer alguns vídeos profissionalmente e gostei muito. Foi aí tive a ideia de postar algumas coisas que eu havia aprendido quando criança e que eu queria ensinar. Fiz os meus primeiros vídeos e não parei mais”, contou.

Fã do Mundo de Beakman, programa educativo estrelado por Paul Zaloomque fez sucesso no mundo todo na década de 90, Iberê não tinha ideia da repercussão que o Manual teria, Hoje, o site tem mais de 60 milhões de visualizações. “A ideia sempre foi criar uma espécie de Manual dos Escoteiros Mirins na internet, que além de ensinar experiências também ensinasse dobraduras, receitas, pegadinhas, mágicas”, disse.

O jornalista recebe mais de 50 emails por dia com sugestões que podem virar experimentações em vídeo. “Para colocar em vídeo cada uma das pautas é preciso pesquisar os conceitos científicos, comprar materiais, testar, fazer roteiro, filmar, editar, publicar”, explicou. A ideia é afastar que cientistas são malucos e aproximar o jovem da ciência. “A inovação do Manual do Mundo é conseguir entrar no dia-a-dia dos jovens, é fazer com que eles pesquisem sobre ciência porque gostam, não porque precisam estudar para a prova ou fazer um trabalho. Para isso, uso uma linguagem e materiais acessíveis, e um tratamento de igual para igual, estabelecendo uma relação horizontal, que foge do padrão pai-filho ou aluno-professor”.

Assista ao talk aqui:

embedded by Embedded Video

Quer saber mais sobre os demais talks? Clique aqui.