Luz, câmera e ação: o conhecimento traduzido em filme de cinema

A professora Cláudia Rosana Souza conduziu o talk TEDxUnisinosSalon com a mesma propriedade que conduz as cenas cinematográficas de seus alunos, que ficarão registradas como ensinamentos para a vida toda. Na segunda fala da manhã, Cláudia apresentou sua fonte de inspiração e ferramenta inovadora para atualizar as definições sobre sala de aula: a produção de curtas-metragens.

“O que eu posso aprender?”, questionou a professora. “Ainda existe a expectativa de uma sala de aula como um lugar com uma pessoa que transmita conhecimento para outras pessoas. Isso é ultrapassado!”, declarou. A speaker afirmou que, nessa perspectiva, prospectar a construção de conhecimento somente entre quatro paredes físicas está morta e é decepcionante ao passo que o aprendizado pode se encerrar em lições não apropriadas pelos alunos, distantes de suas realidades e raramente aplicadas por eles no seu dia a dia.

O projeto Curta-Metragem surgiu do anseio da professora em transformar a metodologia de trabalho em sala de aula, aliando o fácil acesso dos estudantes à tecnologia (por vezes considerada inimiga dos educadores), a confluência entre as diferentes disciplinas e a construção conjunta e concreta de conhecimento. “Em Sociologia, refletimos o mundo e acontecimentos da atualidade. Em Língua Portuguesa e Literatura, fazemos a tradução dessa reflexão em planejamento da execução cinematográfica, definindo o roteiro, figurino e cenários. A mudança de postura dos envolvidos diante das filmagens, tais como o senso crítico, o trabalho em equipe, enfim, é notável. O desenvolvimento dessas competências é essencial para inúmeras situações extraclasse”, explicou.

A speaker encerrou ponderando que, no presente, a sala de aula é o mundo e ele está em constante transformação. “Não é fácil e será o eterno desafio do professor acompanhar essas mudanças e fazer com que joguem a seu favor. Contudo, os frutos são perenes e fazem a diferença na formação e vida dos estudantes. O mundo está em movimento e a educação também não pode parar”.

TEDxUnisinosSalon em movimento

O TEDxUnisinosSalon ocorre três vezes por ano. A próxima edição, sobre Saúde, está prevista para o mês de junho, mas ainda não tem data definida. Já o TEDxUnisinos 2017 já pode ser marcado na agenda: será no dia 28 de outubro, no Teatro Unisinos, no campus Porto Alegre. As informações sobre inscrição e serviços serão divulgadas assim que definidas.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 3 + 3 ?
Please leave these two fields as-is: