Lúcio Renê Prade e João Olegário de Souza falam sobre robótica maker

Os coordenadores do curso de Engenharia Elétrica da Unisinos, João Olegário de Souza e Lúcio Renê Prade ministrarão em conjunto uma palestra sobre robótica maker, um conceito baseado no “faça você mesmo”, no qual qualquer pessoa pode aprender em casa se tiver materiais simples. Robótica maker também pode ser desenvolvido nas escolas, e os professores incentivam os alunos a construir um protótipo e até mesmo a reutilizar peças de outros sistemas.

João Olegário de Souza

O sapucaiense João Olegário de Souza, formado em Engenharia Elétrica pela Unisinos, com Mestrado em Computação Aplicada, é atualmente doutorando da área de robótica também na Unisinos e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da universidade.

Sua carreira profissional começou quando tinha 20 anos, quando era instrutor no Senai na área de eletrônica e automação – foram 18 anos como instrutor e há nove anos iniciou a docência na Unisinos.

O coordenador conta que o interesse pela área da eletrônica começou quando era aprendiz e participava de competições de eletrônica. Depois, ele foi trabalhar na indústria e recebeu um convite para retornar às competições, mas para ser instrutor dos alunos. “Foi assim que começou meu gosto por trabalhar na área da docência”, comenta.

Para João, compartilhar esse assunto no TEDxUnisinosSalon é mais uma forma de mostrar o mundo maker, já que nos dias de hoje esse assunto é bem forte e todo mundo tem acesso. “O tema é uma tendência, não só em sala de aula, mas também entre as pessoas que podem reproduzir robôs, protótipos e mostrar para as outras pessoas como reproduzir esse sistema”, relata o coordenador.

 

Lúcio Renê

 

Formado em Ciências da Computação pela Universidade de Santa Cruz (UNISC), com mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela mesma instituição, Lúcio Renê Prade é atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É também coordenador e professor dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O interesse dele pela área surgiu quando criança, pois gostava de pegar os brinquedos para montá-los e desmontá-los e poder ver como funcionavam. A partir de então, a paixão pela área aumentou. Ao se formar no colégio, Lúcio fez um curso técnico/profissionalizante na Universidade de Santa Maria antes de entrar para a graduação.

Começou sua carreira em 1999 quando foi estagiário engenharia na empresa Philip Morris Brasil. Trabalhou também como auxiliar técnico, ajudando na manutenção de equipamentos médicos odontológicos e desenvolvimento de protótipo de equipamentos para pesquisa. Além disso, ministrou disciplinas no curso de Engenharia da Computação na UNISC, trabalhou com pesquisa na Universidade.

Após, trabalhou na empresa Teracom Telemática, onde participou de pesquisas em redes de comunicação e Projetos e Desenvolvimento de Circuitos Digitais. Depois, em 2011, chegou à Unisinos, onde trabalha até hoje.

Segundo Lúcio, falar sobre o assunto no TEDxUnisinosSalon é importante, pois a robótica maker pode servir como uma porta de entrada para o tema. “Por ser algo que qualquer pessoa pode fazer em casa, trazer isso para o público faz com que mais pessoas se interessem pelo assunto”, comenta o coordenador.

 

 

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 5 + 7 ?
Please leave these two fields as-is: