Inovação através do compartilhamento de valores

Christer Windelov-Lidzelius falou sobre cultura de aprendizado

O líder de uma das escolas mais inovadoras de design do mundo veio ao TEDxUnisinos para falar da relevância da cultura de aprendizado. Christer Windelov-Lidzelius falou sobre a abordagem para liderança de uma instituição que é um híbrido de uma escola de negócios e de uma escola de design, na qual há forte estímulo à criatividade e intenso suporte às ideias dos alunos: a KaosPilot. O palestrante passou a desenvolver um projeto na cidade de San Francisco, local que passou por muitas mudanças e que serviu para que sua equipe saísse da zona de conforto, aprendendo a adaptar-se rapidamente em um novo ambiente e a construir um vínculo do grupo a partir do desenvolvimento de tarefas coletivas.

Christer Windelov-Lidzelius chamou atenção para o fato de todas as organizações terem uma cultura e focarem em sua estrutura, em busca de eficiência, no entanto pouco é investido em termos da cultura da organização, então muito é perdido em criatividade, engajamento, compromisso e vínculo comunitário. Há necessidade de melhorar, mas os desejos são diferentes dentro das organizações. O palestrante frisou que é importante investir em história, em expectativas escritas e não escritas sobre a realidade da organização, enfatizando aspectos positivos e negativos da estrutura organizacional, seja por meio de normas, atitudes, metodologias e práticas.

Boas culturas organizacionais incentivam e criam valores coletivos, é preciso saber quais valores compartilhar, que princípios elevar e quais e em quais propósitos focar. Esse é um processo difícil, porque a cultura do aprendizado está enraizada em valores. É preciso equilíbrio, compaixão, assumir riscos, descobrindo não só os valores, mas maneiras de como viver com eles e de questioná-los, alterá-los. “Vida e cultura estão juntas. Vocês dizem que a vida é a educação, mas com certeza a educação deve ser vida”, finalizou Christer.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 6 + 4 ?
Please leave these two fields as-is: