Relações para melhorar o mundo – Ilana Andretta

“O tamanho da minha alegria é igual ao do meu nervosismo”. É assim que a pesquisadora, psicóloga clínica e professora Ilana Andretta iniciou sua participação no palco do TedxUnisinos. Ela falou sobre solidão, que pode vir da depressão e da ansiedade, e questionou o porquê de nos sentirmos tão sozinhos em um mundo com tantas pessoas.

Com a sensação de estarmos em um mundo acelerado, em que possuímos pouco tempo, Ilana destaca que é preciso parar, respirar, viver e sentir. Ela afirma que é preciso entender o limite entre a conexão e que estarmos conectados o tempo todo pode ser prejudicial. Para isso, a pesquisadora diz que é preciso fazer algo diferente, inovando.

Ela cita cinco itens para inovar: criatividade, método e disciplina, pensamento crítico, empirismo e conexão. No que se refere ao último item, ela destaca a necessidade de estarmos juntos e emocionalmente disponíveis, prezando sempre pela empatia. A psicóloga clínica ainda questiona se vivemos ou sobrevivemos e menciona as habilidades de vida: emocional, cognitivo e social.

Ilana frisa que precisamos nos relacionar e reconhecer as emoções, que são essenciais para uma pré conexão e que esta conexão seja emocional e intrínseca. “Quando nos conectarmos e desenvolvermos habilidades, o mundo pode ser melhor”, finaliza, encerrando sua participação no TedxUnisinos.

 

Autor: Fernanda Salla

Repórter Unicos/Unisinos

 

Conheça a palestrante: Ilana Andretta

Ilana Andretta é psicóloga clínica, especialista em terapia cognitivo-comportamental, e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos, atua também como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Intervenções Cognitivo-Comportamentais (ICCep – Unisinos), cujo objetivo é investigar, desenvolver e avaliar intervenções aplicadas em contextos de saúde. Atualmente, estuda habilidades sociais de usuários de drogas, desenvolve e avalia competências socioemocionais em crianças e adolescentes e capacita para o manejo de dificuldades em situações de aprendizagem. É organizadora do livro Manual Prático de Terapia Cognitivo-Comportamental (Casa do Psicólogo, 2011) e autora de Psicologia Aplicada ao Direito (Imed, 2006). Confira essa história completa no dia 30 de outubro no TEDxUnisinos.

Conheça os demais palestrantes do TEDxUnisinos 2015 aqui.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 15 + 5 ?
Please leave these two fields as-is: