IDEIA em movimento

Fotos: Bruno Alencastro

O I.D.E.I.A. em Movimento é um projeto das alunas do Colégio Anchieta que questiona o fato das salas de aula sempre serem iguais, com quadro, tablado, classes enfileiradas e com o professor em pé, ensinando.

Assista a apresentação:

embedded by Embedded Video

 

*Segundo elas, se pedissem para o público pensar em uma sala de aula, provavelmente todos pensariam numa sala da mesma forma. As salas continuam iguais desde o século 19: o professor de pé e os alunos sentados.

As adolescentes comentam que na Educação Infantil as salas são um pouco mais coloridas e alegres, mas os professores continuam na frente. No Ensino Médio e Superior as salas não são tão coloridas, são mais monótonas e os professores tem bem mais autoridade.

Elas dizem: queremos mostrar pra vocês que é possível aprender em todos os lugares. Fazendo uma visita ao parque, na escola, na casa da vó, fazendo uma viagem, vendo um filme e até mesmo passeando na rua.

As alunas comentam que apesar de saberem que é possível ensinar e aprender em qualquer lugar, a escola continua sendo uma protagonista. Diante disso, resolveram perguntar para algumas crianças como elas gostariam que suas aulas fossem. E elas responderam: com menos testes; menos temas; todos sentado em duplas; interagindo bastante; muitos jogos e brincadeiras; jogos de perguntas e respostas; atividades em grupo divertidas para que os alunos não dormissem em aula; mais leituras em grupo; mais aulas de artes; teria uns 10 minutos para a professora brincar com os alunos; aulas com tablets e iPads; lanches coletivos; mais livros; mexer no computador; uma tela interativa nas classes para que o aluno pudesse fazer pesquisas; mais músicas; mais jogos na lousa; cooperação; gibis; matérias novas.

Elas argumentam que é necessário uma mudança de pensamento para ter uma mudança de comportamento dos alunos.

*Texto: Elisangêla Ribas e Daiane Grassi

 

Quer saber mais sobre os demais talks? Clique aqui.