Educação por meio da experiência – Victor Saad

De forma bem humorada, o “eterno estudante”  Victor Saad iniciou a apresentação no TedxUnisinos fazendo a plateia movimentar as mãos e pés de forma ágil. Ele introduziu a ideia de seu projeto falando sobre três zonas: a de conforto, a de aprendizagem e a de pânico. Para ele, estas zonas estariam relacionadas a assumir riscos para migrar de uma para a outra.

Após perceber que a faculdade não era uma possibilidade acessível, Saad projetou a própria educação . Fez um projeto por mês durante um ano e, conversando com as pessoas, criou uma newsletter. Ele convidou as pessoas a escreverem sobre as mudanças que queriam para suas vidas.

Em Chicago, nos Estados Unidos, Saad começou a projetar a própria aprendizagem por meio do Experience Institute (EI). O projeto tem como base o envolvimento das pessoas para projetar educação por meio da experiência.

Voltando a falar sobre as zonas, o inovador do EI conta sobre a transição de uma zona à outra. Primeiramente, saindo da zona de conforto e indo para a de aprendizagem, e, se necessário, para a de pânico. Ele destaca que esta última é uma parte necessária da aprendizagem, mas que ainda é pouco discutida.

Saad crê que a aprendizagem é o momento mais transformador da vida de uma pessoa. É o processo em que é expandida a zona de conforto, passando ou não pela de pânico.  Ele cita três pontos desse processo: a descoberta, o convite e o compartilhamento. Encerrou a apresentação falando sobre navegar entre as zonas e questionou: que salto você irá tomar?

 

Autor: Fernanda Salla

Repórter Unicos/Unisinos

Conheça o palestrante: Victor Saad

O Experience Institute é uma instituição de ensino superior baseada em Chicago, Estados Unidos, aonde a premissa básica é o aprendizado através da experiência. Com cursos que garantem conhecimentos interdisciplinares, a ideia é lapidar a mente dos alunos polindo seus valores e os ajudando a criar importantíssimas ferramentas de aprendizado ao lado de pessoas notáveis.

Palestrante do TedX Unisinos, Victor Saad é idealizador do EI, e conta que tem sido chamado de designer, estrategista e conector, porém descreve-se apenas como um eterno estudante radicado em Chicago. Victor acredita que as relações entre as pessoas são as mais poderosas engrenagens para mudar. Com esse intuito, desenvolveu seu projeto de mestrado durante o último ano bissexto. No projeto chamado The Leap Year, ele deixou seu emprego e partiu na missão de se graduar como mestre. Levantou fundos para cobrir os custos de suas viagens, e se conectou com diversos profissionais das mais variadas áreas, em diferentes estados e países.

O dia da sua formatura foi inclusive, o dia em que palestrou no TedXWindyCity, culminando também no anúncio da criação do Experience Institute.

“Aprender através de experiências me deu um profundo entendimento das teorias que existem por trás de negócios exitosos, e também das efetivas mudanças sociais”, explica Victor. Segundo ele essa nova forma de estudos, “é uma maneira de aprender a tomar riscos para criar mudanças, através de esforços próprios e principalmente interagindo diretamente com o mundo”. Confira essa história completa no dia 30 de outubro no TEDxUnisinos.

Conheça os demais palestrantes do TEDxUnisinos 2015 aqui.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 2 + 2 ?
Please leave these two fields as-is: