Conheça o palestrante: Gerson Fauth

Gerson Fauth, 52 anos, geólogo durante metade deste tempo, enxerga sua trajetória profissional com um sentimento de dever cumprido e realização. Doutor em Geologia, ele entrou para o quadro de professores da Unisinos em 2006, mas já atuava como pesquisador na Universidade desde o ano anterior. Ele é um dos palestrantes do TEDxUnisnos, que ocorre no dia 27 de outubro no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre.

Desde a escola, quando a geografia já estava no quadro de disciplinas preferidas dele, o interesse por placas tectônicas e seus movimentos fizeram da geologia uma escolha para a graduação. Formado pela Unisinos, ele se interessou pela pesquisa na época da faculdade, mas em um ramo completamente diferente do atual.

“Ao final (da graduação) eu queria mudar, então surgiu o interesse pela paleontologia e micropaleontologia. Fui caindo neste ramo e não consegui mais sair”, contou o geólogo. A nova linha de pesquisa proporcionou a ele não somente um novo rumo na carreira, mas também a oportunidade de, em 2011, passar a coordenar o Instituto Tecnológico de Micropaleontologia da Unisinos (itt Fossil).

Quando o assunto é pesquisa em geologia, Gerson afirma “não pode ficar em casa”. Ao longo da carreira, foram inúmeros lugares – no Brasil e exterior – investigados pelo pesquisador. “Geologia é isso, tem que ir a campo. Achei que eu já tinha pesquisado muito. A cada viagem a gente descobre que tem muita coisa a ser feita”, contou.

Mas na vida do professor, nem tudo é trabalho. Segundo ele, é necessário fazer algo diferente, distrair-se do dia a dia de muita correria. Foi pensando nesta troca de energias que ele descobriu, há dois anos, o seu novo hobbie: velejar. Seja no Guaíba ou, como aponta a esposa do pesquisador, em terra, já que está sempre “navegando”, nos diversos sentidos que a palavra permite. “Hoje eu posso dizer que tenho um hobbie mesmo”.

 

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 10 + 13 ?
Please leave these two fields as-is: