Conheça o palestrante: Antônio José Roque da Silva

Texto de Fernando Eifler

Antônio José Roque da Silva é graduado e mestre em Física pela UNICAMP, PhD em Física pela University of California at Berkeley, onde também fez um de seus pós-doutorados. Fez ainda post-doc na University of California at Los Angeles. Hoje, é Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncotron (LNLS), e trabalha em um dos projetos mais revolucionários da ciência brasileira: o Sirius, novo acelerador de partículas que está sendo construído pelo laboratório. Projeto que promete aumentar a competitividade da ciência brasileira, será um dos primeiros síncrotrons de 4a geração do mundo.

 

Fontes de luz síncrotron são equipamentos de grande porte, geralmente instalados em laboratórios nacionais ou internacionais, abertos para uma grande comunidade de pesquisadores. Esses equipamentos produzem luz de amplo espectro (infravermelho, ultravioleta e raios X) e permitem o estudo da matéria em suas variadas formas. Assim, encontram aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico. Localizado no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), o Sirius deverá abrir novas oportunidades de pesquisa em áreas estratégicas, como saúde, agricultura, energia, meio ambiente, ciência dos materiais e várias outras.
Além disso, Roque é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Físicas, e Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física (IFUSP), e Assessor Ad Hoc, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao longo de sua carreira, Roque publicou aproximadamente 120 artigos em periódicos especializados, além de ser coautor em mais de 200 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Trabalha na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. Já supervisionou vários mestres, doutores e pós-doutores. Sua principal linha de pesquisa é a simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco na área de nanoestruturas.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 12 + 3 ?
Please leave these two fields as-is: