Conheça a palestrante: Joana Félix

Joana Félix completava quatro anos de idade quando a mãe, empregada doméstica, a ensinou a ler na casa dos patrões, que moravam em Franca, em São Paulo. Enquanto isso, o pai, curtumeiro, passava dias e dias no trabalho. No entanto, as dificuldades da família no início da vida não impediram Joana, uma das convidadas do TEDxUnisinos, de vestir seu sonho: um jaleco branco.

PhD em Química pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Joana Félix, 53 anos, já estava no terceiro ano do Ensino Médio quando ouviu pela primeira vez a palavra “vestibular”.

“Era algo novo para mim. Um colega comentou na sala de aula sobre a faculdade do irmão mais velho. E aí outros passaram a comentar”, lembra. Entretanto, a situação financeira dos pais a impediam de se arriscar na universidade. Foi quando uma professora ofereceu uma apostila usada para os alunos.

“Pedi emprestada para estudar para o vestibular. Passei de primeira em Química na Unicamp”, lembra. A partir daí, Joana decolou. Pós-graduação, mestrado e doutorado. Em seguida, surgiu a oportunidade nos Estados Unidos.
Especializada na reutilização de resíduos de curtume, ela teve um dos artigos publicados na Journal of American Chemical Society e depois foi convidada a fazer o pós-doutorado em Harvard.

Hoje, com mais de 56 prêmios na carreira, Joana voltou a Franca para fazer o mesmo que a professora fez com ela no Ensino Médio: ajudar alunos carentes. Professora e coordenadora de pesquisa na Escola Técnica Estadual (Etec) de Franca, ela foca em ajudar os estudantes da escola a ingressarem na universidade. “Tento utilizar tudo o que aprendi e servir de inspiração para motivá-los a um Ensino Superior por meio da iniciação científica”, explica a PhD.

Texto: Cassiano Cardoso

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 4 + 4 ?
Please leave these two fields as-is: