As caras do TEDxUnisinos 2017: Carol Anchieta e Gustavo Borba

O Host: Gustavo Borba

“Um ambiente cheio de ideias inspiradoras e inovação” é o jeito mais fácil de descrever o TEDxUnisinos, que ocorre no dia 27 de outubro. Com 12 palestrantes, atrações culturais e de casa nova, o evento será apresentado pelo diretor da Unidade Acadêmica de Graduação (UAGRAD), Gustavo Borba, que irá dividir o palco com a jornalista e egressa da Unisinos, Carol Anchieta.

Formado em Engenharia Elétrica pela UFSM e com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS, Borba começou a trabalhar com questões de Design e inovação em 2008. Há 18 anos trabalha na Unisinos, onde começou como professor, passou pela coordenação de curso e foi gerente na Unidade de Graduação (UAGRAD), onde atualmente é diretor.

Borba possui uma relação com o TEDx há mais de 10 anos, e hoje é o embaixador do evento no Brasil. Fã das palestras, ele costumava utilizá-las em sala de aula para inspirar alunos quando foi chamado para ser speaker do TEDxPortoAlegre, em 2010. Foi durante esse evento que ele começou a vislumbrar a possibilidade de criar um TEDxUnisinos. Em 2011, o projeto ganhou vida e hoje já se tornou parte da rotina da universidade e de Borba.

Na 7ª edição, o TEDxUnisinos traz o tema “Novas Realidades’. Para o professor que trabalha diariamente com questões de Design e inovação esse tema representa o espírito do evento.
“O TEDx traz a ideia de lançar tendências, coisas que podem acontecer no futuro e impactar a vida de todo mundo. O bom evento deve instigar a gente a sair de lá com uma percepção de que alguma coisa nos tocou. Enxergar as coisas diferentes daquilo que estamos vivendo atualmente”, explica.

O peso da responsabilidade aumenta a cada ano, e a busca por um evento melhor é constante. “Todo mundo que veio no ano passado espera mais deste ano”, conta Gustavo. Este ano o TEDxUnisinos ocorrerá pela primeira vez no Teatro Unisinos. Ao relembrar com diversão das dificuldades do início, Borba afirma que esse é um novo desafio. “É como se a gente estivesse começando de novo”, finaliza.

A Hostess: Carol Anchieta

Natural de Porto Alegre, a jornalista Carol Anchieta, 37 anos, terá a missão de apresentar o TEDxUnisinos deste ano ao lado do diretor da Unidade Acadêmica de Graduação (UAGRAD), Gustavo Borba. Jornalista formada pela Unisinos em 2011, ela trabalhou em lugares como TV Unisinos, Canal Futura, e, atualmente, está na RBS TV, onde atua como repórter de cultura e comportamento.

Espalhar ideias é o objetivo central do TEDxUnisinos, e Carol Anchieta leva como compromisso dar voz aos que não tiveram as mesmas oportunidades como estudante e profissional.

Como uma das únicas mulheres negras em frente às câmeras no jornalismo brasileiro, ela ressalta que luta para que seu trabalho seja mais um reforço na representatividade e no fortalecimento da negritude. “Levar questões da diversidade de gênero e da luta anti racista são as principais questões que gosto de carregar comigo, principalmente na comunicação, que precisa aprender a falar com e não só falar sobre”, afirma.

Carol acredita que a imprensa tem um papel muito importante nessa questão e deve saber olhar o outro. “A mídia brasileira é ainda muito opressora e coloca as pessoas negras, homossexuais, e pessoas diferentes dos padrões pré-estabelecidos e normativos, em lugar de inferioridade”, acrescenta.

A jornalista ainda fala que não se deve confundir liberdade de expressão com discurso de ódio. “As pessoas acham que falar o que quer é liberdade de expressão. Não! Quando tu promoves discurso de ódio, isso já ultrapassou a liberdade. Tudo que falamos atinge o outro de alguma maneira, então, a partir do momento que as pessoas morrem devido a propagação do racismo, homofobia LGBT fobia, isso tem que ter um limite”, finaliza.

 

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 13 + 8 ?
Please leave these two fields as-is: