Ana Claudia é hostess na segunda edição do TEDxUnisinosSalon

Professora da Escola de Saúde Unisinos e colaboradora do programa de residência em Medicina de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a médica Ana Claudia Tonelli de Oliveira será a hostess da segunda edição do TEDxUnisinosSalon, que traz como tema a Medicina.

Natural de Cruz Alta, Ana Claudia iniciou sua história na área da saúde no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Depois, em 1995, mudou-se para a capital gaúcha para fazer o internato na Santa Casa e começar a residência em medicina interna. Em 2009, fez mestrado em Clínica Médica pela UFRGS e, em 2013, concluiu doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.

A medicina sempre teve um espaço importante na vida dela. Desde muito nova, ainda na cidade natal, a vontade de seguir a carreira estava em seus pensamentos. Na época, Ana Claudia morava atrás de um hospital, e a curiosidade e a vontade de ajudar o próximo ganhava força a cada dia.

“Medicina é uma profissão que implica muita responsabilidade com as outras pessoas, e tem uma beleza ímpar nisso, porque a gente consegue chegar no jeito mais verdadeiro das pessoas”, comenta.

Nos anos de profissão, histórias emocionantes fizeram parte na vida. Situações mais graves, com risco de morte, nas quais o paciente conseguiu se recuperar, são as mais marcantes. “Eu me lembro de um paciente no início na minha carreira que tinha um tumor muito avançado, uma filha pequena e esposa dedicada. O melhor que pude fazer foi ficar ao lado deles naquele momento e deixar a natureza agir, pois nenhum tratamento poderia reverter aquela situação”, revela a médica.

Medicina é uma carreira que exige muito, mas também pode ser recompensadora. “Eu me sinto muito realizada. Sou muito feliz todos os dias, embora tenha muitas dificuldades”, afirma Ana Cláudia. Entre os profissionais que a médica mais admira estão o escritor e médico Moacyr Jaime Scliar, o cirurgião torácico Flávio Danni Fuchs, que foi seu orientador no doutorado, e a Dra. Jane Costa.

A trajetória na área acadêmica surgiu com a vontade de contribuir com a formação de outros profissionais, a possibilidade de realizar pesquisas e desenvolver um pensamento mais crítico. “O tema do meu doutorado e mestrado foi hipertensão e eu tive a chance de trabalhar com um dos nomes mais importantes e reconhecidos nesse campo, Flávio Fuchs”, explica Ana Cláudia. Além disso, outro passo muito significativo foi a proficiência em point-of-care ultrassound, pela Harvard Medical School, realizada em 2012, no Massachusetts General Hospital.

A oportunidade de estudar no exterior foi muito significativa para Ana Cláudia, pois além da especialização ter se tornando sua área mais atuante, ela agregou na sua vida pessoal. “É uma experiência incrível. Todo mundo deveria ter a chance de fazer isso, porque abre a mente da gente para outras possibilidades. Temos a nossa cultura brasileira, mas o fato de entrarmos em contato com outras diferentes, especialmente em uma sociedade mais organizada, faz a gente refletir sobre vários aspectos”, conta.

Deixe um comentário


IMPORTANTE!
Para enviar o comentário, você precisa resolver um simples cálculo (Nós precisamos saber se você é realmente humano ) :D

Quanto é 12 + 8 ?
Please leave these two fields as-is: